Psicólogo e Terapeuta Sexual
CRP: 06/31768
João Batista Pedrosa

Agende sua consulta

São Paulo - Tel: (11) 94557-4269 WhatsApp

Santos - Tel: (13) 3395-2038
(11) 94557-4269 WhatsApp

basicoAnorgasmia: queixa mais comum entre as mulheres. Na maioria dos casos a origem é não-orgânica ou psicológica: ela sente desejo sexual, se excita, mas não consegue atingir o orgasmo.

Bissexualidade: é um tipo de comportamento sexual, não é orientação sexual. A pessoa mantém relação sexual com os dois sexos, mas sempre tem uma preferência e frequência maior por um dos sexos.

Desejo: fase da resposta sexual humana em que estão presentes fantasias sexuais e estímulos visuais, auditivos, olfativos, gustativos e táteis que prepararão o organismo para um possível ato sexual.

Disfunção Erétil: incapacidade persistente total ou parcial do homem em iniciar ou manter uma ereção suficiente para provocar uma penetração e realizar o coito até a ejaculação. Pode ser de origem orgânica ou não-orgânica (casos mais comuns). Diabetes, alcoolismo, tabagismo, hipertensão arterial, arteriosclerose, dentre outras, podem causá-la.

Dispaurenia: dor que a mulher sente na relação sexual durante a penetração do pênis.

Ejaculação rápida: É a incapacidade do homem em controlar a ejaculação, que ocorre involuntariamente na fase de excitação ou logo após a penetração vaginal, anal ou oral.

Ejaculação retardada: incapacidade do homem de ejacular dentro da vagina ou do ânus.

Estímulo olfativo: estimulação sexual através do olfato. Há glândulas na pele, especialmente na região perigenital e anal, que secretam substâncias que estimulam o Sistema Nervoso Central (SNC). Algumas delas são chamadas de feromônios, substâncias químicas que fazem com que os parceiros se atraiam sexualmente. Cada pessoa tem uma “fórmula química” na composição dos seus feromônios.

Estímulo sexual: qualquer ação no Sistema Nervoso Central (SNC) que provoque uma resposta erotizada. Pode ser tátil, visual, olfativa, verbal, gustativo ou auditivo.

Estímulo visual: o que estimula o SNC através da visão. Muito importante para os homens. As mulheres valorizam mais os estímulos táteis e auditivos nas relações sexuais.

Excitação: fase em que ocorrem várias modificações no organismo. No homem: ereção do pênis, excitação dos mamilos, estimulação das terminações nervosas em todo o corpo, que fazem conexões através da pele. São exalados cheiros para atrair a parceria sexual (feromônios) e ocorre a vasocongestão pélvica – no homem 80 ml de sangue são irrigadas para essa região. Na mulher, ocorre fenômeno semelhante, mas ela precisa de 450 ml de sangue para irrigar a região da musculatura pélvica. Há a lubrificação vaginal, ereção do clitóris, os seios e mamilos ficam bem irrigados de sangue, corados e sensíveis e todo o aparelho genital fica sensível. Nessa fase, devem ocorrer as preliminares. O estímulo tátil (tocar) e auditivo (ouvir) é importante para excitar a mulher. Já o estímulo visual (ver) é o preferido do homem. As preliminares devem ser bem prolongadas para deixar a mulher bem excitada e toda região pélvica irrigada de sangue e sensível.

Fases da resposta sexual humana: são quatro: desejo, excitação, orgasmo e resolução.

Gênero: classe cuja extensão se divide em outras classes. Com relação ao sexo, existem dois tipos de gênero na natureza: o masculino (macho) e o feminino (fêmea).

Maturidade sexual: é quando o corpo humano se encontra fisicamente e emocionalmente preparado para praticar o sexo. O corpo está preparado para o sexo no início da adolescência, por voltar dos 14 anos de idade. Na primeira infância (zero a seis anos) e na segunda infância (sete a catorze), as crianças sentem sensações eróticas, mas não estão prontas para fazer sexo com adultos. Na infância, são naturais os jogos sensuais entre elas, pois estão conhecendo seu corpo.

Orgasmo: aqui, ocorrem contrações perigenitais e alterações cardiorespiratórias no homem e na mulher. No homem, ocorre a emissão do sêmen. O orgasmo é de todo organismo e comandado pelo cérebro. Ele é elétrico, químico e fisiológico. É o único momento em que o Ser Humano entra no estado que denomino Transe Orgástico, em que existe uma troca de energia vital intercorpos. Toda a energia do corpo circula de forma harmônica. O orgasmo faz bem para a saúde do físico. Infelizmente, muitas mulheres e alguns homens não conseguem tê-lo, devido à educação repressora, educação religiosa rígida, iniciação sexual inadequada e traumas. A pessoa que passa pela vida e não consegue ter orgasmo satisfatório não conseguiu viver a vida em toda a sua plenitude.

Orientação sexual: orientação sexual e gênero não são opções. Há dois tipos orientações sexuais entre os humanos e os animais: heterossexual e homossexual.

Resolução: fase de relaxamento depois do orgasmo. Houve troca de energia, os corpos estão renovados, o cérebro está inundado de endorfina, substância muito importante para o corpo e as reações cerebrais. Ela é antálgica, combate a dor, e dá uma sensação de leveza e prazer depois do orgasmo. Os corpos ficam em estado de lassidão, repouso e uma sensação de paz e bem-estar toma conta do organismo. Nessa fase, o organismo não responde à estimulação sexual. Sua duração depende da idade e da motivação sexual.

Resposta sexual humana: manifestações físicas do organismo frente a um estímulo sexual.

Sexo: conjunto de características genéticas, anatômicas e comportamentais que caracterizam um Ser Humano como do sexo feminino ou masculino.

Sexualidade: conjunto de sensações eróticas físicas. São sensações prazerosas oriundas de todos os órgãos dos sentidos. Onde houver terminação nervosa no corpo há sensação erótica. A sexualidade se manifesta em todas as fases da vida.

Vaginismo: disfunção sexual feminina onde ocorre a contração involuntária dos músculos da vagina que impedem a penetração do pênis.

Para opiniões, sugestões, depoimentos, dúvidas entre em contato comigo através deste e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.