Psicólogo e Terapeuta Sexual
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João Batista Pedrosa

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ago2004aA ética profissional refere-se ao modo como o terapeuta conduz sua atividade profissional junto aos seus clientes, aos colegas de profissão e a sociedade.

Para o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa,  ética é o estudo dos juízos de apreciação referentes a conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativo a uma determinada sociedade ou seja de modo universal.

Tratando-se da terapia, é um assunto de alta relevância, pois  esta atividade profissional  já traz em si uma marcante condição ética, pois lida com a privacidade do cliente.  No tocante a terapia sexual a ética é maximizada devido a sexualidade ser um assunto de maior grau de privacidade e revestida de muitos  tabus.

O terapeuta sexual deve guiar sua atividade profissional tendo como base os dez valores éticos abaixo:

1. Nortear sua atividade promovendo a saúde comportamental do cliente: emoções e vida sexual.

2. Nunca  discriminar o cliente por motivo de gênero, orientação sexual, cor da pele, posição sociocultural e econômica

3. Acolher o cliente garantindo sempre o sigilo absoluto das informações passadas por ele

4. Nunca  permitir que o seu envolvimento emocional com o cliente interfira no tratamento, se estabelecendo um vínculo afetivo que extrapole a relação profissional terapeuta e cliente, provocando assim uma ligação emocional que não seja terapêutica

5. Manter uma relação baseada na  transparência, franqueza e verdade junto ao cliente

6. Utilizar-se de métodos e práticas científicas reconhecidos pelas entidades que regulamentam  a profissão

7. Nunca permitir que seus preconceitos e o juízo de valor interfiram na sua atividade enquanto terapeuta

8. Entender  o drama humano do cliente nas dimensões psicológicas, culturais e sociais em que ele está inserido, impedindo que seus dogmas religiosos  e ideologias  interfiram no processo terapêutico

9. Praticar um preço justo, baseado no mercado, na cobrança do seu trabalho

10. Nunca promover experimentos de novas práticas e técnicas sem o consentimento do cliente e sem o respaldo das entidades que regulamentam a profissão

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