Psicólogo e Terapeuta Sexual
CRP: 06/31768
João Batista Pedrosa

Agende sua consulta

São Paulo - Tel: (11) 94557-4269 WhatsApp

Santos - Tel: (13) 3395-2038
(11) 94557-4269 WhatsApp

proA próstata é uma glândula que produz um dos líquidos que compõem o sêmen, ou esperma. Ela é encontrada exclusivamente no homem. É do tamanho de uma noz e tem aproximadamente 4 cm e pesa em torno de 20 gramas. Localizada abaixo da bexiga, envolve a uretra em sua posição inicial. Uretra é uma estrutura, em forma de canal, por onde passa a urina e o esperma para o meio externo.Depois dos 45 anos de idade a próstata tende a aumentar de volume. Em alguns homens este aumento é muito grande dificultando a micção, ou ato de urinar, porque com seu crescimento ela pode comprimir o canal uretral. Homens acima de 40 anos, que tem caso de câncer de próstata na família e todos os homens depois dos 50 anos de idade devem, anualmente, fazer exames com médico urologista para controlar o crescimento da próstata. Os exames são:


pro1•  Toque retal prostático

•  PSA (dosagem do antígeno prostático específico)

Estes exames são necessários para que o homem não desenvolva uma destas duas doenças:

HPB (Hiperplasia Prostática Benigna)

É o crescimento da próstata sem característica cancerosa. Devido ao crescimento a pessoa tem dificuldade de urinar. Apresenta hesitação no início da micção, jato urinário fraco e interrompido, gotejamento exagerado no final da micção e aumento de idas ao banheiro de dia e de noite. Em alguns casos, é necessária a cirurgia de próstata, que pode ocasionar a Ejaculação Retrograda, ou seja, o esperma passa a cair na bexiga quando ocorre o orgasmo e é eliminado na próxima vez que o homem for urinar. A Ejaculação Retrograda não compromete o desejo nem a ereção peniana.

CaP (Câncer de Próstata)

O câncer de próstata é o mais freqüente em nosso país em homens depois dos 50 anos de idade. Só perde para o câncer de pele em mortes. Pode ser assintomático, ou manifestar-se de forma semelhante ao HPB. As duas doenças podem coexistir. Daí a necessidade do exame periódico. Os exames de toque retal, de sangue (PSA) e ultra-sonografia serão necessários, inclusive para definir uma possível biópsia para determinar a progressão do câncer e sua malignidade. O tratamento consiste em cirurgia, radioterapia e hormonioterapia. O médico deverá definir o tratamento dependendo do estado clínico do paciente.

Cuide-se e evite futuros problemas que podem comprometer sua saúde sexual. Procure um médico urologista e faça seus exames.

Para opiniões, sugestões, depoimentos, dúvidas entre em contato comigo através deste e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.