Psicólogo e Terapeuta Sexual
CRP: 06/31768
João Batista Pedrosa

Agende sua consulta

São Paulo - Tel: (11) 94557-4269 WhatsApp

Santos - Tel: (13) 3395-2038
(11) 94557-4269 WhatsApp

Este espaço é reservado para você. Envie suas dúvidas para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Clique na pergunta para expandir e ler a resposta 

Resposta: Não existe nenhum tratamento eficaz para fazer o pênis crescer. O tamanho dele é genético, é como a língua, não existe nenhum aparelho ou tratamento para fazer a língua crescer. Já o braço é possível porque é um tipo de músculo que sustenta o esqueleto e que pode sofrer hipertrofia por esforço. Já pensou se acontecesse isso com o pênis e a língua?. Seriam enormes e não poderíamos usá-los adequadamente. Desencane, seu pênis é normal, se preocupe com a forma como você vai usá-lo na relação sexual e dar prazer para sua parceria.

Resposta: Olá L. Seu pênis é normal. Consideramos problemas quando o pênis tem menos de cinco centímetros quando ereto. Não existe técnica confiável para aumento de pênis. O que importa para a maioria das mulheres é o carinho, atenção e boas estimulações. O tamanho não é documento e sim como você utiliza seu pênis na relação.

Pergunta : Sou uma mulher madura (40 anos), negra, trabalhadora, da classe popular, atualmente cursando pós-graduação e, depois de uma criação rigorosa e de dois relacionamentos falidos, resolvi olhar para trás e ver o que havia feito da minha vida. Qual não foi meu pavor ao perceber que sempre fiz o que queriam e não o que realmente tinha vontade. Atualmente, apesar das dificuldades com um único filho de 19 anos dependente químico, despertou em mim algo que jamais havia sentido: preocupação comigo no sentido da vaidade feminina. Tenho percebido as gorduras localizadas, a pele manchada, a falta do trato merecido enfim. Meu problema passa pela questão financeira, haja vista que tratamentos estéticos implicam em alto custo, situação distante de minha realidade. Com isto, minha auto-estima antes sequer pensada, está profundamente abalada. Não obtive um suposto sucesso nas relações com os companheiros, com o único filho que perdi para as drogas, na profissão e no conforto material, em que pese trabalhar desde tenra idade. Faço dieta por conta, já que sai mais barato para quem não tem plano de saúde, tenho feito caminhadas com certa regularidade, o que já é um avanço para quem sempre foi sedentária, exceto no período do ensino fundamental. Como conquistas, tenho amigos verdadeiros, gente que me apóia e me ajuda emocionalmente e que me faz ver que a vida vale a pena, apesar dos obstáculos. Entretanto, queria ter direito a mais, queria a possibilidade de sentir prazer em olhar-me no espelho, em ver-me não bonita, mas bem comigo mesma. Oscilo entre estar bem e sorrindo, aconselhando os amigos e amigas mais jovens e quando sozinha, entristeço-me quando penso no que permiti que fosse feito da minha vida. Sou aparentemente bem humorada, mas na solidão da minha casa, sinto uma profunda tristeza que por vezes me faz pensar em não acordar no dia seguinte. Você pode me ajudar? Obrigada pela oportunidade B.

Resposta: B. acho muito boa sua iniciativa de se cuidar, elevar sua auto-estima. As mulheres nos dias de hoje vivem sob o controle da ditadura da estética da mídia, devem ser magras, esbeltas, brancas, altas, seios fartos etc. Sabemos que a indústria de beleza tem interesses nestes padrões, para vender produtos, fazer plásticas etc. Será que vale a pena você desistir ou você não seria mais uma "vítima" desta indústria? Muitos homens poderão se interessar por você como você é? Além do corpo "perfeito" será que não existem pessoas que se interessam por outros atributos como: inteligência, retidão caráter, companheirismo etc. Reflita e perceba que o seu mundo não é um dos piores, apesar de tudo que você já passou. É possível você ser feliz com o seu corpo tratando-o de forma saudável e valorizando-o. Agindo assim, você despertará o interesse de muitos homens.

Resposta: Consultei um médico urologista e ele falou-me que a prática de introduzir objetos no ânus tende a causar mais danos ao ânus e ao reto, do que a próstata. Isso não é impossível de ocorrer, mas com certeza antes de lesar a próstata, vai lesar o reto ou intestino. Você deve tomar cuidado para não praticar a introdução de objetos no ânus no mínimo uma semana antes de dosar o PSA novamente.

Resposta: Olá Francisco. Obrigado pelo contato. Você está desenvolvendo um quadro de ejaculação retardada associada com uma disfunção erétil. Tudo indica que é proveniente do uso das drogas, principalmente, da cocaína. Se você continuar usando a situação poderá piorar, a ponto de mais para frente, por volta dos 40 anos, não conseguir mais ter uma ereção. Tenho clientes, usuários de drogas, que aos 35 anos não conseguem mais ter uma ereção. A droga afeta o sistema nervoso, a secretação de neurotransmissores e, também, pode danificar estruturas do pênis, dependendo da quantidade de uso da droga - cocaína, heroína etc. São fatores de risco da disfunção erétil: fumo, álcool, drogas, hipertensão arterial, diabetes e taxas elevadas de colesterol. O fato de você se masturbar muito, deve ser um quadro de ansiedade associado ao uso da maconha. Isto trará danos físicos e psicológicos. Com relação a ejaculação retardada não é padrão passar um hora para ejacular. Você tem uma disfunção. As causas podem ser fatores orgânicos e/ou psicogênicos. Leia artigo neste site sobre esta disfunção na seção Artigos. É necessário que você se trate. Através do processo da psicoterapia sexual serão evidenciadas as condições que criaram este comportamento sexual em você. O que faço doutor? - você pergunta. Deve procurar tratamento para se livrar das drogas, inicialmente. Você vai ter que optar: ou ficar usufruindo do "prazer" das drogas e com o passar do tempo não terá mais uma vida sexual saudável, ou vai se livrar das drogas e recuperar sua vida sexual. O que pode ser? Já expliquei acima. Tem solução? Sim, após se livrar das drogas procurar um psicoterapeutra sexual para tentar salvar o que restou da sua vida sexual e tentar recuperá-la. Sucesso!

Resposta: A doença de Peyronie se caracteriza por uma curvatura do pênis, de causa desconhecida, que acomete quase 1% dos homens, geralmente, entre 40 a 60 anos de idade. Ela foi descrita, em 1743, por Français Gigot de La Peyronie. Esta curvatura peniana pode dificultar ou impedir a penetração vaginal ou anal. O pênis pode adquirir um desvio para cima, para baixo ou para os lados. Em casos mais complexos, pode ter dois desvios. Ao contrário da curvatura congênita, quando o homem já nasce com o pênis desviado, a doença de Peyronie se caracteriza por uma progressiva alteração do eixo do pênis ereto, aonde uma curvatura se faz em torno de uma área calcificada. Atrapalha no desempenho sexual? Sim. É comum as ereções ocorrerem acompanhadas de dor, que junto com a deformidade, podem abalar a segurança e autro-estima do homem, provocando uma disfunção erétil, que é o pênis ficar mole na hora da relação. Qual sua origem? A origem desta calcificação, até hoje não está determinada. A teoria mais aceita atribui como causa os pequenos e repetidos traumas que ocorrem na albugínea quando o homem tem relações sexuais com o pênis parcialmente ereto, ocorrendo pequenas dobras sempre no mesmo lugar. Nestes pontos, acontecem pequenos sangramentos que à cada cicatrizarão formam fibroses, produzindo a calcificação deformante. A doença ocorre em que tipo de homem? A doença de Peyronie ocorre em homens de qualquer idade, raça ou classe social. Sua evolução pode demorar anos ou se dar em poucos meses. Existe tratamento? Sim. Como a causa não está totalmente definida, os tratamentos ainda são empíricos, baseados na experiência de cada médico. Se observa que muitas vezes a curvatura evolui até determinado nível e depois se estabiliza sem evoluir mais. As vezes até diminui espontaneamente. O tratamento clínico inclui o uso de vitamina E, Potaba (para-aminobenzoato), injeções de corticóides, colagenase, dimetil-selfoxida e bloqueadores de cálcio dentro da placa. A radioterapia também é tentada, mas com resultados pouco efetivo. Existe cirurgia? Sim. A intervenção cirúrgica é o que mais rapidamente resolve o problema e com melhores resultados. Pode variar desde a retirada da placa com colocação de enxerto orgânico ou sintético, ou apenas provocando um encurtamento do outro lado do pênis que assim fica retificado. Algumas vezes a cirurgia é complementada com a colocação de um par de próteses penianas. Que tipo de médico devo procurar? Um médico cuja especialidade seja a urologia. Você deve procurá-lo para um diagnóstico preciso e iniciar o seu tratamento logo. Boa sorte Rafinha!

Resposta: O que você tem, provavelmente, é mesmo ansiedade associada a um distúrbio emocional ligado ao medo de se relacionar com outras pessoas. Parece ser o Transtorno de Personalidade Ansiosa (evitação). Provavelmente este seu distúrbio emocional é de causa psicológica. Quanto mais rápido você tratar melhor, pois com o passar do tempo fica mais difícil o tratamento. Só o medicamento não resolve, você terá mesmo que procurar um psicólogo. Aí Em Curitiba procure um psicólogo que tenha como linha de atuação a psicologia cognitiva-comportamental, pois o resultado virá mais rápido. Você me pergunta: "Como posso chegar nela, o que eu falo?" Fica muito difícil dar uma opinião por e-mail, pois seu problema tem uma certa complexidade. Procure ajuda no psicólogo que através do processo psicoterápico você será orientado. Se cuide e não tenha vergonha de procurar ajuda do psicólogo, é para o seu próprio bem. Caso contrário você terá sérios problemas no futuro.

Resposta: Olá Bruno, Obrigado pelo seu contato. Em tese, duas pessoas saudáveis, que já fizeram teste de HIV e que nunca tiveram alguma Doença Sexualmente Transmissível (DST), podem transar sem camisinha. Mas, nós precisamos entender, que sempre há um risco, infelizmente, de contaminação. Apesar de você estar namorando há quatro meses e imagino que tenha uma parceria sexual fixa, aconselho a usar o preservativo. Você só tem 24 anos, está no ápice da vida sexual, mil possibilidades podem ocorrer, inclusive de transas, de ambos, fora da relação, o que é um hipótese real. Caso você seja gay, no sexo anal (passivo e ativo) use sempre camisinha e no sexo oral nunca deixe que gozem na sua boca. Por precaução use camisinha também. Evite contato com sêmem (pôrra) e sangue. O sêmem e o sangue transmitem várias doenças, dentre elas, a AIDS e a Hepatite C, que são doenças que não tem cura e trazem muito sofrimento. Seja feliz e prolongue sua vida se precavendo.

Resposta: Caro J., pelos sintomas que você descreveu, parece que você entrou num estresse crônico. O estresse crônico, leva ao desenvolvimento de algum tipo de doença física ou mental e também diminui o desejo sexual. A pessoa não quer um contato físico, mas se masturba, para aliviar a tensão. O estresse agudo é àquele do dia-a-dia, necessário para a vida de todos nós. Mas por algum motivo, nós entramos no estresse crônico, que trás uma série de mudanças fisiológicas e psicológicas no organismo, desequilibrando-o, e interferindo na produção de neurotransmissores; endorfina, serotonina, noradrenalina etc. Sugiro que você procure urgentemente ajuda de um psicólogo, de preferência que seja psicoterapeuta sexual também. Você está entrando numa situação muito crítica e pode causar um acidente aéreo. Não brinque com sua sorte. Você precisa descobrir o que está te levando a entrar no estresse crônico (autoconsciência) e procurar uma solução. Desejo sucesso.

Resposta: Cara Cecília. Obrigado pelo contato. Sim, é verdade. Existem muitos estudos científicos associando o cigarro aos vários tipos de câncer: mama, pulmão, traquéia, língua, etc. O mais recente, publicado na revista Nature Medicine (www.nature.com/nm), associa o cádmio ao câncer de mama. Este metal, de cor azul-acinzentado, utilizado na fabricação de ligas metálicas, tintas e baterias, está presente também nos moluscos e no cigarro. Cada maço de cigarro que você fuma, e você fuma um por dia, você está fornecendo ao seu corpo em torno de 2 mg a 4 mg de cádmio/dia. Ele é absorvido pelo seu corpo e imita o hormônio estrôgeno, aumentado assim o risco de câncer de mama em você. Cuide-se.